O Rio Grande do Norte estará presente na 15ª edição do Brazil National Tourism Mart (BNTM), que será aberta oficialmente nesta sexta-feira (31), às 9h, no Centro de Convenções de Maceió, com a presença de autoridades do turismo, entre eles o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz. O evento tem como objetivo criar intercâmbio entre operadores a partir de rodadas de negócios, recebendo este ano cerca de 300 buyers (compradores internacionais) e 2.000 suppliers (pool de fornecedores nacionais, em especial do Nordeste).
O RN, através da Secretaria de Estado do Turismo, estará com um
estande e material institucional em portugês, inglês e espanhol, além
de material para a imprensa com CD e DVD. Hoteleiros de Natal e Sectur
também participam. O subsecretário de Turismo, Armando José, participa
nesta sexta-feira da reunião da CTI-NE (Fundação da Comissão de Turismo
Integrado do Nordeste), que contará com a presença de todos os
secretários de Turismo do Nordeste e discutirá assuntos referentes aos
Estados da região, entre os quais a realização do II Salão de Turismo,
que acontece de 2 a 6 de junho, em São Paulo.
Serão 176 estandes na BNTM com a perspectiva de negociações girando em
torno de US$ 120,8 milhões - 10% a mais que em 2005. A bolsa do turismo
é considerada pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como o maior
evento de geração de negócios do país. Nesta bolsa, estão agendados
5.800 reuniões de negócios. Neste ano, a bolsa conta com 20 buyers do
Brasil, pois a CTI-NE reconhece a importância do turismo doméstico para
a região. De acordo com Roberto Pereira, secretário executivo da
CTI-NE, se o Nordeste é o destino brasileiro preferencial entre os
estrangeiros que visitam o país, por que não colocá-lo também no
roteiro dos turistas internos.
Roberto Pereira também afirma que, apesar de ter abolido dessa edição
os seminários, a BNTM segue com o esforço de padronizar as informações
sobre o Destino Brasil, assim como de aumentar os canais de
distribuição para os produtos ofertados. Assim, será apresentada nesta
quinta-feira (30) a palestra "Destino Brasil", dissertando sobre as
estratégias de marketing da Embratur e sobre o Plano Cores, que traça
perspectivas positivas para o turismo brasileiro. Serão detalhadas
ações realizadas com o objetivo de captar novos vôos charters, bem como
as promoções realizadas junto ao consumidor final.
Serão 56 estandes no setor institucional, reunindo empresas aéreas, os
Estados do Nordeste e outros Estados brasileiros. A CTI-NE objetiva um
crescimento de demanda para a região da ordem de 12,5% com a
fidelização de vôos e turistas, bem como a abertura de novos mercados,
motivo pelo qual 60% dos buyers convidados são de operadores novos, que
possam demandar à região a vinda de turistas de países menos
demandados. Paralelo ao evento, a Associação Brasileira de Jornalistas
de Turismo (Abrajet) de Alagoas promove uma reunião com todos os
presidentes da entidade do País no mesmo local da BNTM.
Fonte: Assecom