O Rio Grande do Norte estará presente na 15ª edição do Brazil National Tourism Mart (BNTM), que será aberta oficialmente nesta sexta-feira (31), às 9h, no Centro de Convenções de Maceió, com a presença de autoridades do turismo, entre eles o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz. O evento tem como objetivo criar intercâmbio entre operadores a partir de rodadas de negócios, recebendo este ano cerca de 300 buyers (compradores internacionais) e 2.000 suppliers (pool de fornecedores nacionais, em especial do Nordeste). 

O RN, através da Secretaria de Estado do Turismo, estará com um estande e material institucional em portugês, inglês e espanhol, além de material para a imprensa com CD e DVD. Hoteleiros de Natal e Sectur também participam. O subsecretário de Turismo, Armando José, participa nesta sexta-feira da reunião da CTI-NE (Fundação da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste), que contará com a presença de todos os secretários de Turismo do Nordeste e discutirá assuntos referentes aos Estados da região, entre os quais a realização do II Salão de Turismo, que acontece de 2 a 6 de junho, em São Paulo.

Serão 176 estandes na BNTM com a perspectiva de negociações girando em torno de US$ 120,8 milhões - 10% a mais que em 2005. A bolsa do turismo é considerada pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como o maior evento de geração de negócios do país. Nesta bolsa, estão agendados 5.800 reuniões de negócios. Neste ano, a bolsa conta com 20 buyers do Brasil, pois a CTI-NE reconhece a importância do turismo doméstico para a região. De acordo com Roberto Pereira, secretário executivo da CTI-NE, se o Nordeste é o destino brasileiro preferencial entre os estrangeiros que visitam o país, por que não colocá-lo também no roteiro dos turistas internos.

Roberto Pereira também afirma que, apesar de ter abolido dessa edição os seminários, a BNTM segue com o esforço de padronizar as informações sobre o Destino Brasil, assim como de aumentar os canais de distribuição para os produtos ofertados. Assim, será apresentada nesta quinta-feira (30) a palestra "Destino Brasil", dissertando sobre as estratégias de marketing da Embratur e sobre o Plano Cores, que traça perspectivas positivas para o turismo brasileiro. Serão detalhadas ações realizadas com o objetivo de captar novos vôos charters, bem como as promoções realizadas junto ao consumidor final.

Serão 56 estandes no setor institucional, reunindo empresas aéreas, os Estados do Nordeste e outros Estados brasileiros. A CTI-NE objetiva um crescimento de demanda para a região da ordem de 12,5% com a fidelização de vôos e turistas, bem como a abertura de novos mercados, motivo pelo qual 60% dos buyers convidados são de operadores novos, que possam demandar à região a vinda de turistas de países menos demandados. Paralelo ao evento, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) de Alagoas promove uma reunião com todos os presidentes da entidade do País no mesmo local da BNTM.

Fonte: Assecom 


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