A “Rodada de Negócios” da Semana de Lisboa em Natal, que termina nesta terça-feira(21) na capital potiguar, foi aberta na manhã desta segunda-feira(20) com três palestras no Hotel Serhs. Diante da presença de empresários portugueses e natalenses, os destaques foram às oportunidades de investimentos apresentadas pelo presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Eduardo Souto Moura, em Natal. Entre elas a ampliação do Aeroporto Augusto Severo, construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, construção do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e do estádio de futebol Arena das Dunas, que receberá os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Eduardo Souto, que expôs a atuação da AICEP (instituição portuguesa que tem objetivo semelhante ao Sebrae no Brasil), afirmou que as obras são boas opções de investimentos para os empresários portugueses no país. A Agência liderada por Eduardo Souto é uma entidade pública, voltada para contribuir na captação de recursos, identificação de oportunidades de negócios, estudo de mercado e apoio aos empresários na entrada de mercado, entre outras coisas.

Para a prefeita de Natal, Micarla de Sousa,que participou do evento, trata-se de um momento para apresentar aos portugueses as necessidades estruturais que a cidade precisará receber investimentos até 2014. “Há uma comitiva portuguesa que quer conhecer essas potencialidades e essa série de projetos que estamos dando continuidade”, disse. Micarla destacou que o executivo municipal está investindo na agilidade durante as análises de licenças ambientais e listou que a cidade precisará de obras estruturantes para a Copa.

“E para isso vamos precisar de investidores. Temos aí a oportunidade do aeroporto, que será um dos maiores do país. Então, precisamos entender que de dentro dessa crise que estamos, podemos avançar e que, quando ela acabar, Natal e Lisboa podem estar um passo a frente dos demais”, enfatizou.

Além de Eduardo Souto, que abordou o trabalho desenvolvido pela AICEP, o presidente do conselho deliberativo do Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Sérgio Freire, detalhou como a instituição atua no país, com destaque para o trabalho no Rio Grande do Norte. O representante do órgão também enfatizou as obras que serão realizadas na cidade para 2014.

Copa 2014
Por fim, o Secretário Estadual de Turismo, Fernando Fernandes, apresentou o projeto Arena das Dunas, que será construído no local onde estão atualmente o estádio Machadão, o ginásio Machadinho, o kartódromo e o Centro Administrativo. A obra, orçada em mais de R$ 300 milhões, terá um novo estádio, torres comerciais, shopping center e dois centros administrativos. O secretário afirmou que a construção do estádio precisará estar concluída até dezembro de 2012, enquanto o complexo só ficará totalmente pronto no prazo de 6 a 8 anos.

“Esse será um legado permanente para a população, com um empreendimento 100% auto financiável”, destacou Fernando Fernandes. Também estiveram presentes no encontro o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, empresário Sílvio Bezerra, que presidiu a mesa, e o presidente da Uccla, Miguel Anacoreta Correia.

RNIMOVEIS
OI - 84-98947-1265 TIM - 84-99655-7141 CLARO - 84-99405-8484

Notícias