Os empresários potiguares que participaram da 15º edição da Fashion Rio, realizada entre 5 e 10 de junho no Rio de Janeiro, voltaram comemorando ótimos negócios. O estande norte-rio-grandense teve destaque não só pela beleza, como também pelo apoio do Governo do Estado. A comitiva foi representada pelas empresas de vestuário e acessórios Avohai, Ana Marcolina, É viva, S Design e Areia Dourada que também contaram com a parceria com o Sebrae e a Fiern. A Governadora Wilma de Faria participou do evento ao lado do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula.

"A participação das nossas empresas de moda num evento nacional vai impulsionar novos negócios no setor. Sem dúvida, esse investimento vai colocar a moda potiguar nos grandes centros do Brasil, incrementando as vendas e o desenvolvimento econômico do Estado", disse a governadora.

A participação das empresas potiguares no evento superou as expectativas dos empresários. Somente na cartilha dos pedidos da marca curraisnovense de acessórios S Design, foram contabilizados 30 novos clientes espalhados em mais de 50 pontos de vendas em todo o Brasil.

"Fechamos negócios com o Brasil inteiro, nas regiões norte, sul, sudeste e nordeste, além de contratos internacionais com a Grécia e Estados Unidos. Todo nosso sucesso só foi possível graças ao apoio do Governo do Estado que teve sensibilidade em apoiar um evento de moda e entender que o mercado cresce a cada dia, gera empregos e é ilimitado", comemora a empresária Sheila Morais.

Com a economia na aquisição do estande, as empresas investiram em infraestrutura, em mídia e em assessoria, proporcionando um salto na visibilidade dos produtos e na geração de novos negócios. As peças confeccionadas pela S Desing serão usadas pela personagem da atriz Taís Araújo na próxima novela das oito da rede Globo.

O artesanato potiguar também foi vitrine e impulsionou as vendas da marca Avohai, que atua no mercado local há 10 anos, trabalhando com 150 bordadeiras.

"O comentário geral do evento por todos os estados era que o estande de Natal era o mais bonito e o importante apoio que o Governo do Estado concedeu ao micro empresário potiguar", lembra Delcindo Santos, proprietário da loja.

IDENTIDADE - Outro fator apontado como responsável pelo sucesso das marcas locais foi o trabalho do estilista mineiro Ronaldo Fraga, que criou uma coleção inspirada na iconografia do RN, dando identidade à moda potiguar. Foram mais de cem peças inspirada na cultura potiguar, como o escritor e folclorista Câmara Cascudo, o bairro da Ribeira, um dos mais tradicionais e boêmios da capital, a poetisa Zila Mamede, fauna e flora, o mamulengo, arte que projetou o artista potiguar Chico Daniel, os bordados, a renda, entre outros.

A idéia agregou valor a um produto já existente – moda potiguar – mas sem uma característica própria que levasse a uma projeção no mercado consumidor. O objetivo é ganhar espaço acabando com a falta de identidade da moda de uma forma geral.

"O nosso projeto, muito mais do que fomentar a cultura local, tem a preocupação de assegurar identidade à moda potiguar para conferir-lhe uma assinatura própria e vender lá fora. Pelos resultados obtidos, estamos alcançando nossas metas e indo até mais longe do que esperávamos", frisou.

Além da Fashion Rio, os trabalhos potiguares ainda serão expostos em outros dois grandes eventos. A FIT 2009 – Feira Internacional do Setor Infantil, em São Paulo, também neste mês de junho e a Mode City, feira de moda praia, que ocorre no mês de setembro, em Paris, na França. A moda potiguar ainda estará exposta durante a Prêt-à-Porter 2009, uma feira de moda e acessórios, realizada paralela à Mode City.


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