Natal será cenário para novela de maior audiência em Portugal
O Secretário de Estado do Turismo, Renato Garcia, acompanhado do subsecretário de turismo, Armando José está em Lisboa, Portugal, fechando acordo com o canal português de televisão RTP. O objetivo é trazer a divulgação e filmagens de cenas da novela “Morango com Açúcar”, uma das maiores audiências no país europeu. As filmagens no Estado deverão acontecer no final do mês de julho e os locais ainda serão definidos. A veiculação está programada para o final de setembro.
Ainda em Portugal, o secretário Renato Garcia terá uma reunião com o vice-presidente da TAP, Luiz da Gama Mór para tratar do aumento dos vôos que a empresa traz para Natal. Atualmente, a capital potiguar recebe cinco vôos diários regulares vindos de Portugal.
Setur vai divulgar Rio Grande do Norte em principal novela de Portugal
O secretário estadual de Turismo, Renato Garcia, concederá entrevista coletiva nesta sexta-feira (30), às 8h30, na sede da Setur, localizada entre as ruas Mossoró e Floriano Peixoto, em Natal. Na pauta, Garcia detalhará o fechamento de uma das maiores ações de divulgação do Rio Grande do Norte na mídia internacional. As belezas naturais potiguares serão o cenário da principal novela de Portugal, "Morango com Açúcar", da RTP, hoje com 47% de audiência no horário lusitano entre 19h e 20h.
Renato Garcia adianta que as imagens serão feitas em setembro e veiculadas em outubro. Como será a produção, elenco, quais destinos serão registrados, o crescimento do mercado português em Natal e outros assuntos serão abordados durante a entrevista.
Natal será cenário para novela de maior audiência em Portugal
Secretário anuncia parceria com produtora portuguesa para divulgar Natal na Europa
O secretário de Turismo do Estado, Renato Garcia, anunciou na manhã desta sexta-feira (30), em entrevista coletiva, a filmagem da novela portuguesa “Morangos com Açúcar”, da TVI de Portugal, em Natal. A negociação do Governo do Estado foi fechada em reunião nos dias 27 e 28 de junho em Lisboa com a produtora portuguesa NBP, onde Garcia participou ao lado do subsecretário de turismo, Armando José. Serão cinco capítulos filmados no Estado.
As gravações acontecerão na primeira quinzena de setembro e na segunda quinzena de outubro, com a presença dos cinco principais atores e atrizes da novela. As imagens serão exibidas na TVI na segunda quinzena de outubro deste ano. A equipe total que virá a Natal será de 19 pessoas. A novela “Morangos com Açúcar”, considerada “top line” em Portugal, ocupa hoje um dos maiores índices de audiência, com média de 47%.
A novela transmite mensagens educativas e apresenta também novos estilos de moda, música e até criou uma banda, a "Dessert". “Morangos com Açúcar” é veiculada em horário nobre, das 19h às 20h, e o capítulo do dia anterior é reprisado das 18h às 19h. A novela tem como público alvo os jovens, porém também atinge um público de várias faixas etárias. Tem o público de 4 a 14 anos (21%), 15 a 24 anos (19%), 25 a 34 anos (9%), 35 a 44 anos (6,5%), 55 a 64 anos (8%) e acima de 64 anos (12%).
Antes mesmo das filmagens no Rio Grande do Norte, o Estado estará sendo divulgado na novela, que tem uma escola como cenário. “Será realizado um concurso na escola cujo prêmio é uma viagem para Natal”, explica o secretário Renato Garcia. O governo estadual entrará com apoio institucional e as operadoras portuguesas Terra Brasil, Abreu e Mundo Vip se dispuseram a entrar como parceiros na emissão de passagens aéreas.
Renato Garcia assegurou que se o governo fosse patrocinar a filmagem, investiria cerca de R$ 1 milhão. “Tudo foi negociado, no entanto, com muita articulação, parcerias e pouco dinheiro”, acrescentou Garcia. As cenas devem ser gravadas em pontos turísticos como o Morro do Careca, Forte dos Reis Magos, falésias de Pipa.
As negociações surgiram a partir do contato do secretário Renato Garcia com o proprietário da produtora NBP, Antônio Parente, em uma feira internacional. Nas reuniões com os empresários que operam o destino turístico do RN, ficou claro o entusiasmo e o crédito depositados nessa iniciativa do governo, por seu retorno promocional.
A Setur vem investido forte no mercado internacional, com a participação em 18 feiras e inúmeras feiras nacionais. Para o segundo semestre, já estão agendados workshops no Rio de Janeiro, Águas de Lindóia (SP), Ribeirão Preto (SP), festival de turismo em Gramado (RS), Congresso dos Agentes de Viagens (ABAV-Rio), e ainda em feiras e workshops da Inglaterra, França e Noruega.
Fonte: Assecom