Um roteiro que desnuda as riquezas naturais e a cultura do sertanejo de sete municípios do pólo turístico do Seridó. Esse é o resultado do trabalho realizado por técnicos do Governo do Estado e do Sebrae, lançado na última sexta-feira, 25, no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte. O Roteiro Seridó foi desenvolvido com base em informações coletadas em Acari, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Cora, Currais Novos, Jardim do Seridó e Parelhas.

A governadora Wilma de Faria participou do lançamento do Roteiro Seridó ao lado do diretor técnico do Sebrae nacional, Luiz Carlos Barbosa. “Não vamos deixar de implementar a infra-estrutura necessária para que investidores da iniciativa privada se sintam atraídos a fazer seus investimentos no nosso Estado”, disse.

Para exemplificar, ela enumerou ações que já estão sendo implementadas, como a restauração de estradas através de um amplo programa denominado Programa de Restauração dos Eixos Rodoviários do Estado, que contempla todas as regiões potiguares. “Temos a certeza de que são ações importantes para a economia, que estamos promovendo desenvolvimento, fazendo a inclusão social e gerando empregos”, enfatizou.

Wilma destacou, ainda, que era preciso interiorizar o turismo, “por isso criamos o Pólo Costa Branca e já estamos no Serrano”, cmpletou.

O secretário estadual de Turismo, Nélson Freire, avalia que o trabalho será uma importante ferramenta nas mãos de agentes de viagem e operadoras de turismo. “A idéia é oferecer um pacote com opção de permanência de 10 a 15 dias na região”, acrescentou.

Desenvolvido pela Creato Oficina de Roteiros, empresa de consultoria especializada em gestão de projetos de turismo, cultura e educação, o trabalho abrange cinco roteiros para o turismo de aventura, conhecimento e lazer, gastronomia, arqueologia e ecoturismo. “Com a implantação do Roteiro Seridó estaremos reescrevendo a história do turismo do Rio Grande do Norte”, observa o superintendente do Sebrae, José Ferreira de Melo.

A região do Seridó compõe um dos cinco pólos turísticos do Rio Grande do Norte. O mapeamento das potencialidades dos demais pólos e a melhor forma de incluí-las em um roteiro turístico continuam sendo estudadas pelos técnicos do Sebrae e Governo do Estado, que já vem dotando estas áreas de infra-estrutura com a realização de obras de saneamento básico e restauração de estradas, entre outras.

Na região do Seridó, precisamente em Caicó, o Governo do Estado está implantando um dos principais complexos turísticos do Rio Grande do Norte, a Ilha de Santana, uma obra orçada em R$ 18,3 milhões que será entregue à população em meados de 2006. Trata-se de um parque temático que contará com praça de alimentação, restaurantes, sorveterias e lanchonetes, anfiteatro e camarins destinados à realização de eventos públicos e apresentações artístico-culturais. Haverá também ginásio dotado de quadra poliesportiva com dimensões oficiais e arquibancada com capacidade para 3 mil pessoas, além de hotéis para atender o visitante durante todo o ano, principalmente nos grandes eventos e festejos do calendário turístico de Caicó.


RNIMOVEIS
OI - 84-98947-1265 TIM - 84-99655-7141 CLARO - 84-99405-8484

Notícias