Dezembro de 2009 promete entrar para a história da economia natalense. No comércio, os resultados se aproximam de um crescimento recorde de 12%, índice que corresponderá ao melhor período natalino da última década, segundo levantamentos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Com relação à rede hoteleira, o desempenho não é menos surpreendente. Hoje, 80% dos leitos da cidade estão ocupados conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), seccional Rio Grande do Norte, número também superior em 12% se compararmos com o mesmo período de 2008.
O resultado é mais um fruto obtido com a iniciativa da Prefeitura do Natal, em transformar esta época do ano em mais uma oportunidade de desenvolvimento econômico para a capital potiguar, com a realização do Natal em Natal, evento que reúne uma extensa programação em 46 dias de festa. “E as vendas ainda continuam, mesmo depois da festa natalina. Muitas pessoas ainda estão comprando presentes. O processo ainda não terminou”, afirmou Adelmo Freire, superintendente da CDL Natal.
Para o presidente da ABIH, o empresário Enrico Fermi, o projeto idealizado pelo município encerra o “hiato” que existia entre o Carnatal e a estação de alta temporada, tradicionalmente em janeiro. “Agora temos o mês inteiro de eventos, o que é um diferencial para a atração turística”, disse Enrico Fermi. A expectativa é que a rede hoteleira registre um índice de ocupação ainda maior no começo de 2010, quando os pais devem aproveitar as férias escolares dos filhos.
O bom desempenho de Natal como destino turístico também pode ser comprovado com a procura por vôos para a cidade. Algumas das principais companhias aéreas, como a TAM, Gol e Azul, estão com a maior parte de suas lotações completas para o mês de janeiro e começam a planejar o aumento das linhas para a capital potiguar tendo em vista a demanda de 2010.
Segundo Adelmo Freire, da CDL, o crescimento do turismo está atrelado ao crescimento do comércio. “Com as ações promovidas nas ruas, o movimento no comércio também aumenta, o que gera mais consumo. Agora, temos um movimento de pessoas nas ruas que não existia neste período”, disse o empresário, referindo-se as festividades do Natal em Natal.
Destaque na mídia nacional
A divulgação do Natal em Natal pela imprensa de todo o país também contribuiu para a atração de turistas para a cidade, fator que deve ser sentido ainda mais em 2010, quando o evento estiver em sua segunda edição. A capital potiguar virou notícia permanente nos principais jornais do Estado e também em alguns dos maiores veículos de comunicação do país.
Na Folha de São Paulo, o Natal em Natal ganhou uma página inteira e direito a chamada de capa, destaque semelhante também no Estado de São Paulo, Panrotas e no Valor Econômico. O evento também foi exibido pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, pelo Jornal da Band e BandNews, da TV Bandeirantes, e pelo SBT Brasil, telejornal do SBT.
Para o presidente da ABIH, o empresário Enrico Fermi, o projeto idealizado pelo município encerra o “hiato” que existia entre o Carnatal e a estação de alta temporada, tradicionalmente em janeiro. “Agora temos o mês inteiro de eventos, o que é um diferencial para a atração turística”, disse Enrico Fermi. A expectativa é que a rede hoteleira registre um índice de ocupação ainda maior no começo de 2010, quando os pais devem aproveitar as férias escolares dos filhos.
O bom desempenho de Natal como destino turístico também pode ser comprovado com a procura por vôos para a cidade. Algumas das principais companhias aéreas, como a TAM, Gol e Azul, estão com a maior parte de suas lotações completas para o mês de janeiro e começam a planejar o aumento das linhas para a capital potiguar tendo em vista a demanda de 2010.
Segundo Adelmo Freire, da CDL, o crescimento do turismo está atrelado ao crescimento do comércio. “Com as ações promovidas nas ruas, o movimento no comércio também aumenta, o que gera mais consumo. Agora, temos um movimento de pessoas nas ruas que não existia neste período”, disse o empresário, referindo-se as festividades do Natal em Natal.
Destaque na mídia nacional
A divulgação do Natal em Natal pela imprensa de todo o país também contribuiu para a atração de turistas para a cidade, fator que deve ser sentido ainda mais em 2010, quando o evento estiver em sua segunda edição. A capital potiguar virou notícia permanente nos principais jornais do Estado e também em alguns dos maiores veículos de comunicação do país.
Na Folha de São Paulo, o Natal em Natal ganhou uma página inteira e direito a chamada de capa, destaque semelhante também no Estado de São Paulo, Panrotas e no Valor Econômico. O evento também foi exibido pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, pelo Jornal da Band e BandNews, da TV Bandeirantes, e pelo SBT Brasil, telejornal do SBT.
29/12/2009