Diretores da estatal de Portugal, Parque Expo, reuniram-se no início da noite desta sexta-feira (27), com a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, para apresentaram a expriência da empresa portuguesa, em intervenções urbanísticas em várias localidades da cidade de Lisboa e do mundo, que por causa da realização de jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, seriam ideais para Natal.

“Nosso trabalho visa criar as condições para que uma cidade como Natal cresça com sustentabilida, de forma ordenada, respeitando suas peculiaridades sociais e de meio ambiente”, informou a diretora-coordenadora do Parque Expo, Helena Medina. Ela lembrou que na capital portuguesa, Lisboa, a estatal criou um novo traçado urbano para zona velha da cidade.

A prefeita Micarla de Sousa disse que achou excelente a possibilidade de desenvolver um trabalho deste nível em Natal, que com certeza trará muitos benefícios para população em áreas como mobilidade urbana, habitação, turismo, saneamento e drenagem.

“Levarei a proposta para minha equipe analisar as questões técnicas e de recursos financeiros para realização de projetos em conjunto com a Parque Expo, principalmente porque em 2014 seremos sede da Copa do Mundo de Futebol”, destacou a chefe do executivo natalense.

Semana de Natal em Lisboa

Durante a realização da Semana de Natal em Lisboa este ano, o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Francisco Soares de Lima Júnior e sua equipe, visitou a sede da Parque Expo, onde conheceu os projetos da empresa portuguesa que resultaram em intervenções urbanísticas em Lisboa.

Na ocasião foi proposto a assinatura de um protocolo de intenções entre a Prefeitura do Natal e a Parque Expo, que permitiria a empresa portuguesa desenvolver na capital potiguar consultoria e análise da área onde será implantada a Arena das Dunas, para realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Natal.

Ainda neste encontro em Lisboa, os especialistas da Parque Expo sugeriram a implementação de projetos de urbanização e ambientação dos bairros históricos de Natal, assim como da orla marítima urbana da cidade.

Atuação internacional

A Parque Expo tem atuação em vários países, inclusive no Brasil, com ações em Olinda e Recife, onde desenvolve a revitalização dos centros históricos destas cidades pernambucanas. “Temos uma grande preocupação social quando realizamos intervenções urbanas, principalmente porque muitas vezes envolvemos pessoas de baixa renda.”, disse Helena Medina

A empresa estatal portuguesa destacou-se quando em 1998 planejou e idealizou a implantação da Expo 98, evento que debateu em exposições temáticas, as perspectivas do futuro da humanidade, integrando os vários aspectos éticos, sociais, políticos, culturais e tecnológicos. Depois do evento, a Parque Expo desenvolveu o reordenamento urbano na zona oriental de Lisboa onde se realizou a Expo 98.

Também participaram da reunião o administrador do Parque Expo, José Manuel Catarino e o diretor de prospecção e concepção, Luís Miguel Rodrigues.

RNIMOVEIS
OI - 84-98947-1265 TIM - 84-99655-7141 CLARO - 84-99405-8484

Notícias