A cidade do Natal poderá ser palco do próximo encontro do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), que deverá ocorrer entre março e abril do próximo ano. A prefeita Micarla de Sousa discutiu o assunto com o diretor do Departamento de Mecanismos Regionais do Itamaraty, embaixador Gilberto Moura, em uma reunião na manhã desta quinta-feira (5), em Brasília.

A chefe do Executivo municipal demonstrou o interesse da capital potiguar em sediar o encontro, que irá reunir mais de 250 representantes dos três governos e é realizado juntamente com diversos fóruns sociais e econômicos, além de um grande evento cultural, como forma de integração dos países. Micarla de Sousa recebeu o apoio do Cônsul-Geral do Brasil em Toronto (Canadá), Aldemo Garcia.

O objetivo da Prefeitura do Natal é trazer para a cidade a reunião do Ibas, ou então o encontro do Fórum Brasil-Rússia-Índia-China (Bric), que está marcado para o mês de abril. Micarla de Sousa já entrou em contato com a governadora Wilma de Faria e a chefe do Executivo estadual irá se somar à prefeita na busca do apoio do presidente Lula para escolha de Natal como sede de um dos eventos.

FÓRUNS

O Ibas foi criado em junho de 2003 como um mecanismo de coordenação entre três países emergentes, democráticos, multiétnicos e multiculturais. O objetivo do fórum é aprofundar o relacionamento mútuo em todas as áreas, abrindo espaço para projetos concretos de cooperação e parceria com países de menor grau de desenvolvimento.

Encontros do grupo já foram realizados em Nova Délhi (Índia, 2004); na Cidade do Cabo (África do Sul, 2005); no Rio de Janeiro (2006); Nova Délhi (2007); Somerset West (África do Sul); e em Brasília (2009).

Já o fórum Bric integra as quatro maiores economias emergentes, ou seja, países com expressivos indicadores econômicos atuais e grande potencial de desenvolvimento, o caso do Brasil, Rússia, Índia e China.

TRANSPORTES

A prefeita do Natal se reuniu ainda, na manhã desta quinta-feira, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para tratar da captação e liberação de investimentos destinados às obras de mobilidade urbana em Natal, com vistas às melhorias do trânsito, já como forma de ir preparando a cidade para receber a Copa de 2014.

Micarla de Sousa foi ao ministério acompanhada do deputado federal João Maia e discutiu o aporte de recursos federais em obras como as das melhorias dos complexos viários.

RNIMOVEIS
OI - 84-98947-1265 TIM - 84-99655-7141 CLARO - 84-99405-8484

Notícias