Os projetos previstos para melhorar a mobilidade urbana em Natal até a Copa do Mundo de 2014 foram apresentados pela Prefeitura na manhã desta quarta-feira (16), a técnicos do Ministério das Cidades, em Brasília. A reunião foi realizada por volta das 10 horas e contou com a participação dos secretários municipais de Mobilidade Urbana (Semob), Kelps Lima, do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Kalazans Pinheiro, e do Secretário Estadual de Infraestrutura, Dâmocles Trinta.

Para os seis técnicos do governo federal, conduzidos pelo diretor de mobilidade urbana do Ministério, Deusdete de Souza Júnior, os representantes potiguares reivindicaram que os R$ 5 bilhões previstos para serem investidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, sejam divididos igualmente entre as cidades sedes do mundial. Somados, os projetos natalenses chegam a aproximadamente R$ 400 mil.

Entre as obras apresentadas pelos auxiliares, estavam quatro eixos que conduzirão os torcedores até a Arena das Dunas, estádio que será construído para receber os jogos. O primeiro deles foi o projeto para o trecho entre o Aeroporto Internacional Augusto Severo até a arena. Entre outras obras, está prevista por exemplo a melhoria e prolongamento da Avenida Prudente de Morais.

O segundo projeto são as reformas nas vias que ligam os hotéis da Via Costeira e de Ponta Negra até o local do futuro estádio. Depois foi tratada a melhoria nas principais avenidas que ficam entre a rodoviária e a Arena, como a Capitão Mor-Gouveia. Por último, o quarto eixo ficou para a construção dos acessos ao novo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, principalmente a entrada até a BR-406.

Segundo o secretário Kelps Lima, “a Prefeitura continuará trabalhando em defesa da divisão igualitária entre as cidades sedes”. “Não é justo que grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, com poder de investimento bem maior, recebam uma fatia maior destes recursos”, disse.

Para Kalazans Pinheiro, titular da Semurb, os técnicos do Ministério consideraram os projetos de Natal “bastante consistentes”, e agendaram um novo encontro com a equipe potiguar para a próxima semana, com a presença de representantes do município e do governo estadual.

RNIMOVEIS
OI - 84-98947-1265 TIM - 84-99655-7141 CLARO - 84-99405-8484

Notícias