Foi anunciado o projeto vencedor do Concurso Nacional de Arquitetura para a Praça do Natal, a ser construída na capital do Rio Grande do Norte.

O projeto vencedor é de autoria da equipe zerOgroup/Unique, de Manaus (AM), composta pelos arquitetos Eduardo Quintella Florêncio, Ivvy Quintella e Laurent Troost.

O segundo lugar ficou com o arquiteto Mário Figueroa (SP), do Estúdio América, e o terceiro ficou com Fernanda Cláudia Lacerda Rocha (CE). As menções honrosas foram para os projetos de Glênio Leilson Ferreira Lima (RN), Paulo de Siqueira Campos Junior (PE) e Bruno Melo Braga (CE).

Vale lembrar que o concurso era iniciamente restrito a equipes que tivessem a participação de arquitetos registrados no Rio Grande do Norte. Essa restrição foi posteriormente revista, e o concurso passou a ser aberto aos arquitetos de todo o país.

Praça do Natal
Projeto vencedor – equipe zerOgroup/Unique - arquitetos Eduardo Quintella Florêncio, Ivvy Quintella e Laurent Troost.

Segundo os autores, "a proposta foi desenvolver um monumento que se destacasse na cidade como um ponto turístico. O conceito do projeto agregou as principais características de Natal, com dunas, alusão ao Morro do Careca e a referência à árvore de Natal que marcará o monumento durante o período natalino."

Praça do Natal
Projeto vencedor – equipe zerOgroup/Unique - arquitetos Eduardo Quintella Florêncio, Ivvy Quintella e Laurent Troost.

"Passamos uma semana em Natal para fazer pesquisa, porque utilizar apenas fotos da capital como base para o projeto não seria o bastante", destacou o autor do projeto.


Praça do Natal

Segundo Lúcio Dantas, presidente do IAB-RN, , "o projeto escolhido foi o único que atendeu a todas as exigências do edital, incluindo a característica de ser um monumento sustentável, que privilegia as áreas verdes e oferece total aproveitamento do espaço. (…) Além da plasticidade, o projeto vencedor é versátil e oferecerá à cidade uma estrutura completa de lazer e entretenimento, além de ser um marco arquitetônico para a capital".

Projeto da Praça do Natal será apresentado na Exposição de Arquitetura

O projeto vencedor do Concurso Público de Arquitetura para a Praça do Natal, criado pelos arquitetos de Manaus (AM) Eduardo Quintella Florêncio, Ivvy Quintella e Laurent Troost, foi selecionado para participar da Exposição Internacional de Arquitetura e Urbanismo (Expo Profissionais), que acontecerá em São Paulo (SP), no período de 31 de outubro a 6 de dezembro. O evento faz parte da programação da 8º Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

O objetivo da exposição é mostrar a produção brasileira e internacional de arquitetura e urbanismo que destaca os processos de qualificação urbana e a sustentabilidade. No total, foram selecionados 150 trabalhos, que serão avaliados por júris com renome na área. O primeiro lugar receberá prêmios e menções honrosas.

Praça do Natal
Projeto vencedor do concurso para a nova praça de Mirassol

O projeto da Praça do Natal defende a união entre a criatividade dos arquitetos e as principais características da cidade, como as dunas e o Morro do Careca. A estrutura terá 120 metros de altura, primará pela sustentabilidade e dará suporte a uma árvore de Natal durante as festas de fim de ano. Esses e outros detalhes serão apresentados em painéis, maquete física e no catálogo oficial da exposição.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), João Bastos, que esteve envolvido com a organização do Concurso da Praça do Natal, a ideia dos arquitetos valoriza os principais aspectos da cidade e tem potencial para ganhar destaque na exposição. "O projeto foi muito bem elaborado e se evidencia por unir a finalidade social às características mais marcantes de Natal. Tenho certeza que será muito bem visto durante a exposição", comemora.

Para o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Norte, Lúcio Dantas, será uma oportunidade única para evidenciar o potencial da capital potiguar quando se fala em arquitetura. "É uma grande honra expor o projeto da Praça do Natal em uma bienal exclusiva de arquitetura. Principalmente por ter sido um trabalho escolhido de forma democrática, por concurso público nacional, que contou com iniciativa da Prefeitura do Natal", comentou.

RNIMOVEIS
OI - 84-98947-1265 TIM - 84-99655-7141 CLARO - 84-99405-8484

Notícias