Investidores da Europa e Sul do país estarão nesta sexta-feira (6) em Natal participando da inspeção que a equipe FIFA/CBF fará em Natal como critério para escolha das 12 sedes da Copa do Mundo de Futebol em 2014. Investidores de Portugal, França e multinacionais locadas no Sul do país vão oficializar à equipe FIFA/CBF a intenção de investir no projeto elaborado pelo Governo do Estado para novo estádio de futebol caso Natal seja uma das 12 cidades escolhidas.

Os empresários que já confirmaram presença representam empresas como o grupo português Lusoarenas - empresa especializada em projetos de arena do Banco Espírito Santo, o maior Banco privado de Portugal. A Construtora espanhola Acciona, o Fundo de Investimentos Inglês Salamanca Management, também a maior construtora da Europa, a francesa Bouygues, responsável pela construção do Estádio de France, em Paris. Além das empresas brasileiras Serveng-Civilsan, com atuação na área de investimentos, construção civil e concessões de estradas no Brasil. E a Valora Participações, especializada em montagem de PPPs.

O projeto natalense conta ainda com consultorias específicas para grandes eventos internacionais como o consórcio inglês Price White House Coopers, especializado em gestão o consórcio carioca Coutinho, Diegues, Cordeiro, reconhecido pela ousadia em arquitetura a empresa norte-americana Buro Happold, uma das maiores do mundo em coberturas e estruturas metálicas e a brasileira Koch Tavares, especialista em organização de eventos esportivos.

A visita da comissão formada por membros da FIFA e CBF chega nesta sexta-feira em Natal para inspecionar áreas estratégicas da cidade relacionadas ao projeto da arena, com vistas a Natal ser escolhida uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Eles serão recepcionados pela governadora Wilma de Faria, representaes da Prefeitura do Natal e Infraero, no Aeroporto Internacional Augusto Severo.

A comissão formada pela equipe técnica da FIFA e CBF, além de um arquiteto contratado pelo Governo do Estado junto à empresa HOK (responsável pela reconstrução do estádio de Wembley) fará um sobrevôo pela área prevista para receber o projeto da arena, além das principais vias de acesso ao novo estádio. A equipe também fará avaliação da localização da rede hospitalar e hoteleira de Natal. O tempo previsto para o sobrevôo é de 30 minutos.

O restante da equipe, formada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira acompanhado da governadora Wilma de Faria, secretários de governo e membros da Prefeitura de Natal, Assembléia Legislativa e Câmara Municipal se deslocam para o Ocean Palace Hotel, na Via Costeira, onde será realizada a apresentação oficial do projeto técnico da arena, com tempo estimado de 20 minutos. A apresentação será restrita aos membros do comitê e autoridades políticas presentes.

Após a exposição detalhada do projeto técnico por membros do Comitê Natal 2014, Ricardo Teixeira fará pronunciamento de 15 minutos para a imprensa, ainda no Ocean Palace, com previsão de início às 17h. Em seguida, a comissão volta ao Aeroporto Augusto Severo para ouvirem outros vinte minutos de detalhamentos técnicos e de infraestrutura, feito por membros do Governo do Estado e Infraero, acerca do próprio Aeroporto Augusto Severo e do projeto para o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

A saída da comissão da FIFA/CBF de Natal rumo à capital de Fortaleza, onde farão o mesmo trabalho de inspeção, está previsto para às 18h30. A visita da comissão no Nordeste incluirá visita na capital pernambucana de Recife, de onde partem para Natal na sexta-feira. A expectativa é de que o projeto apresentado por Natal figure na lista das 12 cidades-sede dos jogos, divulgada até o final de março.


RNIMOVEIS
OI - 84-98947-1265 TIM - 84-99655-7141 CLARO - 84-99405-8484

Notícias