A Petrobras divulgou no último final de semana o Plano de Negócios 2009-2013, no qual aponta a refinaria de Guamaré entre os investimentos prioritários da empresa. Segundo o documento, divulgado pelo presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, somente na área de abastecimento serão investidos 46,9 bilhões de dólares no período de cinco anos, dinheiro que será investido, entre outras ações, na implantação das refinarias do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Ceará.

De acordo com o secretário estadual de Energia e Assuntos Internacionais, Jean-Paul Prates, a Petrobras não apenas apontou a unidade de refino que será instalada em Guamaré entre os investimentos prioritários da empresa como manteve os prazos para a execução da obra. Ele esteve, na semana passada, com a equipe técnica e gerencial da Diretoria de Refino e Abastecimento da Petrobras, no Rio de Janeiro, finalizando a minuta de Termo de Compromisso de Investimentos da Refinaria, que deverá ser assinada entre o Estado e a estatal até meados de fevereiro. "Durante o encontro, a Petrobras reafirmou que não haverá cortes ou alterações nos planos de investimentos quanto à consolidação da Refinaria Potiguar Clara Camarão", destaca Prates.

Segundo o secretário, "é preciso confiar na capacidade, testada e aprovada, da Petrobras de mostrar resultados tanto no campo técnico quanto econômico-financeiro". Ele reforça a tese de que, entre um investimento arriscado em empresas não tão bem sucedidas e um investimento na Petrobras, o investidor preferirá a estatal pelo seu histórico sucesso e por ser uma empresa estratégica para o país. No Plano de Investimentos divulgado na semana passada, a Petrobras anuncia que irá investir 174,4 bilhões de dólares entre 2009 e 2013.

A refinaria do Rio Grande do Norte será uma das primeiras que serão construídas pela Petrobras a entrar em operação, já em 2010. O mercado do Rio Grande do Norte consome, mensalmente, 22,6 milhões de litros de gasolina. Com a produção diária de 4.500 barris de gasolina, o Estado também passará a ser auto-suficiente na produção do combustível.


RNIMOVEIS
OI - 84-98947-1265 TIM - 84-99655-7141 CLARO - 84-99405-8484

Notícias