Os empresários do setor de fruticultura do Rio Grande do Norte participam, esta semana, da maior feira de frutas frescas do mundo, a Fruit Logistic que vai desta quarta-feira (4) a sexta-feira, dia 6, na Alemanha. Considerado o termômetro da economia nesse segmento, a Feira deve atrair produtores, empresários e poder público para a discussão dos efeitos e as soluções para a crise financeira internacional. "A Fruit Logistic nos dará idéia de como será a comercialização da safra 2009/2010 em razão da crise financeira internacional porque lá estarão nossos compradores", afirma o presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade (Coex), Francisco Segundo de Paula.

A fruticultura no Rio Grande do Norte vem sendo incentivada pelo Governo do Estado através da implementação de infra-estrutura de escoamento, como a estrada do melão e a promoção na participação de eventos internacionais, como a Fruit Logistic. Esse ano, a comitiva irá dispor de um espaço para negociação com os empresários, patrocinado pelo Governo dentro da Feira. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Rufino Júnior, a Feira é mais uma ação do Governo para promoção da atividade. "A decisão de apoiar um evento desse porte faz parte da política do Governo do Estado para criar e ampliar as alternativas num momento de crise financeira", destaca o secretário.

O presidente da Coex acredita que a presença do estado no evento amplia a rede de contatos com a fruticultura em todo o mundo. "A participação dos fruticultores na Fruit Logistic aumenta as condições de comercialização da safra e a divulgação da produção do Estado", garante Segundo de Paula. Os maiores compradores são o Reino Unido, a Espanha e a Holanda, mas esse ano, os produtores potiguares já fizeram negócio com compradores da Itália e Rússia.

Além do trabalho de divulgação, a Coex juntamente com o Governo do Estado, convidarão os empresários de todo o mundo para participarem da Expofruit, que acontece na 1ª semana de junho em Mossoró. A comitiva potiguar é formada por mais de 30 empresários, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Central de Abastecimento de Frutas e Verduras (Ceasa). A Fruit Logística é a maior feira do mundo no setor. Nela, são expostos diversos produtos, como frutas frescas, hortaliças, frutos secos, nozes, ervas e especiarias, além de produtos orgânicos e de auto-serviço de flores.


RNIMOVEIS
OI - 84-98947-1265 TIM - 84-99655-7141 CLARO - 84-99405-8484

Notícias