O importante sítio arqueológico Lajedo de Soledade, localizado no município de Apodi, é um dos destinos destacados pelo portal Estadão.com (site do jornal O Estado de São Paulo) na seção Turismo. Segundo a reportagem, "a rocha calcária de 127 hectares e 140 milhões de anos é considerada uma das formações mais antigas do Brasil, e está repleta de fósseis de até 90 milhões de anos".

A região preserva fósseis de ostras, caramujos, estrelas e ouriços, além de dentes e ossos de mamíferos de 30 milhões de anos. O homem só chegou à localidade há 5 mil anos, como mostram vestígios e pinturas rupestres. Ao todo, os paredões de pedra da região abrigam 53 desenhos. De toda a área, apenas dez hectares são abertos à visitação - desde que feita com o acompanhamento de guias especializados, formados pela Fundação Amigos do Lajedo da Soledade (Fals).

O Governo do Estado vem realizando investimentos em infra-estrutura na região, fundamentais para viabilizar o desenvolvimento do turismo no Médio Oeste. Este ano, a governadora Wilma de Faria inaugurou a pavimentação da estrada que liga a BR-405 ao sítio histórico Lajedo Soledade. Na implantação do trecho de seis quilômetros, foram investidos mais de R$ 1,3 milhão.

LITORAL - Além de Lajedo de Soledade, o Estadão.com cita São Miguel do Gostoso, localizado no litoral Norte do Estado como um dos 10 destinos para descobrir em 2007. Segundo o site, o viajante não se decepcionará com a paisagem, praia praticamente deserta, água transparente e areia branquinha.

"Gostoso ainda tem um quê radical. Localizado no ponto onde o litoral brasileiro faz a curva para oeste, é um dos melhores lugares do mundo para a prática de kitesurfe e de windsurfe", diz a reportagem.


RNIMOVEIS
OI - 84-98947-1265 TIM - 84-99655-7141 CLARO - 84-99405-8484

Notícias